domingo, 29 de maio de 2011

Sylvia Earle recebe o Prêmio TED: deseja proteger nossos oceanos | Video on TED.com

Sylvia Earle recebe o Prêmio TED: deseja proteger nossos oceanos | Video on TED.com

Sylvia Earle, uma das mais conhecidas oceanógrafas do mundo compartilha imagens maravilhosas do oceano - e as estatísticas apavorantes de seu declínio rápido - enquanto fala sobre seu desejo que lhe rendeu o prêmio TED: que todos façamos parte na proteção deste verdadeiro coração azul do planeta.

Achamos oportuno publicar no Oceanário Sul, pelo valor e importância do trabalho da Sylvia Earle. Assistam o video.

2 comentários:

  1. "Excelente vídeo! É uma referência que deve ser divulgada! Os fatos relatados mostram o quão urgente é a conservação do ambiente marinho. "O que responderemos quando a criança do amanhã nos perguntar porque não fizemos algo quando foi a nossa vez?". Essa frase certamente tocará quem refletir sobre ela. A conservação ambiental não é um ideologismo, não é ficção e nem discurso político ou apenas dialético, mas uma responsabilidade objetiva com a vida, inclusive com o direito à vida dos que ainda não nasceram.

    Acredito que a educação ambiental é um caminho para isso e essa deve explorar a ampla gama de processos cognitivos, indo da transmissão de informação ao estímulo da sensibilidade, só assim surgirá o comprometimento. O Oceanário Sul se propõe a agir diretamente nesse sentido através dos seus programas de Conservação e Educação Ambiental. Paralelamente, a própria visitação aos aquários encherão os olhos dos visitantes, proporcionando esse contato mais próximo com os ambientes e organismos aquáticos.

    Esperamos começar o quanto antes o projeto para "por a mão na massa". Sabemos que temos muito o que fazer, muito a planejar e executar, muitos contatos a fazer para projetos em rede, com parcerias com os diversos setores da sociedade e instituições de diferentes locais do mundo.

    Abraços!

    João Pedro Demore
    Oceanógrafo do projeto Oceanário Sul

    ResponderExcluir
  2. Nem tudo começa pela iniciativa privada c/Oceanário e c/nossos hábitos e costumes cotidianos. E os gestores públicos? Vejam o abandono dos sistemas de esgotos em nossas praias, os lixões a poucos quilometros da costa, as destruições das dunas, etc. Há muito por fazer! Então: mãos à obra! O Oceanário fará a sua parte!

    ResponderExcluir